You are currently viewing Como Limpar sua Piscina

Como Limpar sua Piscina

Antes de qualquer ação você deve conhecer e saber para que serve cada produto químico e se os equipamentos de filtração estão em perfeito funcionamento.

  • CLORO, sua única função é de eliminar as bactérias e deve-se manter na água um residual de cloro para que ela fique protegida, o cloro é indispensável, a água pode estar aparentemente limpa mas se não estiver clorada pode estar com  bactérias, água parada e sem cloro é criadouro perfeito para bactérias e mosquito da dengue, por isso mesmo no inverno é necessário clorar e filtrar a água da piscina.
  • ALGICIDA DE MANUTENÇÂO, previne o aparecimento de algas.
  • ALGICIDA DE CHOQUE, elimina as algas já presente na piscina, dica importante, se a cloração da piscina esta sendo realizada na dosagem correta e sempre tem residual de cloro na água e o tempo de filtração diária esta sendo respeitado, problemas com algas será mínimo ou até inexistente.
  • CLARIFICANTE, o filtro recebe uma carga de areia com granulometria específica que tem a capacidade de reter sujeira acima de 20 micras (1 micra é igual a 1mm dividido por 1.000, o olho humano não é capaz de ver algo com menos de 40 micras de tamanho) abaixo disso a sujeira retorna para piscina, assim o clarificante clarifica a água fazendo que essa sujeira se aglutine, ficando maior e mais pesada, assim parte dela a areia consegue reter e parte decanta no fundo da piscina que será aspirada pelo rodo e eliminada para o esgoto.

Cloro granulado é o mais conhecido e usado para manter a água da piscina descontaminada e protegida.

Conheça abaixo outros sistemas de descontaminação e proteção da água da piscina.

Descontaminação através de Sal. 

Descontaminação através de Ozônio.

Produtos químicos

Função especifica de cada produto:
Cloro – Sal – Ozônio Bactericida e germicida
Algicida de Manutenção Evita a formação de algas
Algicida de Choque Eliminar algas
Clarificante líquido Decantar impurezas da água
Redutor de PH (-PH) Reduzir o nível de PH
Barrilha leve (+PH) Elevar o nível do PH
Clarificante Clarifica a água e melhora a filtragem

Controle do PH

O controle do Ph deverá ser feito com a maior freqüência possível, ou no mínimo 01 vez por semana. A piscina estando ou não em uso, deve permanecer tratada e em condições adequadas, pois o Ph mantido na faixa ideal, melhora a ação desinfetante do Cloro, não produz irritações nas pessoas e evita corrosão dos equipamentos e do VINIL. Habitue-se a usar frequentemente seu estojo de teste e tome as medidas corretivas, sempre que os resultados das analises, estiverem fora das condições ideais.

O Ph deverá ser mantido constantemente entre 7,4 e 7,6.

Estojo Teste para análise do Ph e Cloro é encontrado em lojas de produtos para piscinas, e vem acompanhado das instruções de uso.

Para verificar a leitura do PH. Proceda da seguinte forma:

  • Enxágue o estojo de testes com água da piscina antes e depois de cada uso.

  • Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente a uns 30 cm da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra.

  • Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes.

  • Abra a embalagem dos reagentes que acompanham o kit. Adicione, sem tocar com os dedos, 05 gotas de fenol, no recipiente do lado direito (PH) do estojo.

  • Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os líquidos se misturem completamente. Depois, faça a leitura comparando os índices.

  • Se o nível de PH estiver fora dos limites máximo ou mínimo, mantenha a amostra de água no estojo e prossiga o teste para determinar a correção necessária, conforme instruções nas embalagens dos produtos.

Como decantar a água de sua piscina

O método ideal para decantação da água de sua piscina, deverá ser através do uso de produtos líquidos, pó ou gel, tais como: Barrilha e Sulfato de Alumínio (pó), Clarificante líquido ou gel.

Barrilha leve com Sulfato de Alumínio deve ser usado quando a quantidade de sujeira é grande, exemplo, não consegue-se ver o fundo da piscina, coloque a alvanca do filtro na posição recircular pois são produtos que não devem passar pela areia do filtro.

Barrilha leve, aplique ( veja a dosagem na embalagem) e recircule a água por 1 hora, logo após aplique o Sulfato de Alumínio recircule por mais 2 horas, deslique o filtro e aguarde de 12 a 24 horas para aspirar o fundo com a alavanca do filtro na posição drenar.  

Clarificante líquido ou gel quantidade de sujeira bem menor, exemplo, enxerga-se o fundo da piscina tranquilamente, são produtos fáceis de ser usados eles aumentam a eficiência da areia e também decantam a sujeira no fundo da piscina, a alavanca do filtro deve estar na posição filtrar ou seja a água vai passar pela areia, mantenha a filtração por 6 a 8 horas seguidas apos o período de filtração aspire o fundo da piscina filtrando. 

Como usar a barrilha para elevar o ph (PH+)

A Barrilha leve também pode ser usado para elevar o ph, esta deverá ser perfeitamente dissolvida, para depois ser adicionada na água da piscina. Não permita que o produto não dissolvido fique depositado no fundo do balde.

Cloro

Instruções para uso:

  • Usar de acordo com a indicação do fabricante.

  • Manter o PH da água sempre entre 7,4 e 7,6.

  • Em piscinas com sinais de algas ou água esverdeada primeiramente tratar com Algicida De Choque.

Controle do residual de cloro

Enxágue o estojo com água da piscina, antes e depois do uso.

Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente uns 30 centímetros da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra.

Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes.

Abra a embalagem do reagente que acompanham o kit. Adicione sem tocar com os dedos, 05 gotas de orto-tolidina (CLORO LIVRE) do estojo. Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os tabletes se dissolvam completamente. Depois faça a leitura comparando os índices. Se o cloro estiver fora dos limites máximo ou mínimo recomendamos, será necessário ajustar seu nível.

Não há possibilidade de reduzir o Residual De Cloro disponível na piscina, assim o mesmo deverá ser cuidadosamente ajustado para evitar excesso.

ATENÇÃO !!!

Precauções e cuidados especiais

  • Não ingerir, evite contato do produto com a pele, olhos e roupas durante o manuseio. Conserve-o longe dos olhos e nariz.
  • Misture apenas com água, sempre adicione o produto químico à água e nunca a água ao produto químico.
  • Mantenha o produto em sua embalagem original, fechada, em local fresco e seco.
  • Conserve Fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.
  • Use luvas plásticas para o manuseio.
  • Em piscinas de vinil aconselha-se não usar cloradores flutuante com cloro em pastilhas, pois poderão manchar o vinil de forma irreversível se o suporte flutuante ficar parado fazendo com que cloro se concentre em um único ponto da piscina. Use Cloro Granulado este deve ser bem diluído antes de ser colocado na piscina, pois o grão de cloro, em contato direto com o vinil, poderá também manchar o vinil de forma irreversível.
  • Sempre que for necessário “aumentar” a quantidade de cloro para atender a um tratamento específico, essa dosagem deverá ficar o tempo mínimo suficiente para corrigir o problema.
  • O cloro é extremamente corrosivo e o excesso na dosagem poderá causar danos irrecuperáveis a sua piscina de vinil, aos equipamentos, acessórios e também a saúde de seus usuários.
  • Lembre-se que o ponto máximo de dosagem de cloro para a água de piscina esta entre 1.0 e 3.0 ppm.

Controle de algas

Para se evitar a formação de algas, deverá ser utilizados Algicida de Manutenção de acordo com as instruções do rótulo do produto. Da mesma forma será utilizado o Algicida de Choque nos casos em que a piscina já estiver impregnadas de algas.

Algicida de manutenção

Instruções para uso:

  • Dissolva o produto em um balde plástico, e aplique-o na superfície da piscina.

  • Dosagem inicial – 14 ml para cada 1000 litros de água.

  • Dosagem de Manutenção – 03 a 05 ml para cada 1000 litros de água, semanalmente, deixando o filtro ligado por pelo menos 01 hora, posicionando a alavanca da válvula seletora do equipamento na posição Recircular.

Algicida de choque

Instruções para uso:

Em piscina com água esverdeada, paredes e escadas escorregadias, siga as instruções abaixo:

  • Ajuste o PH da água na faixa de 7,2 a 7,6.

  • Dissolva em um balde plástico, 05 a 07 ml de – Algicida de Choque para cada 1000 litros de água, em vários pontos da piscina e ligue o filtro com a alavanca da válvula seletora na posição Recircular por pelo menos 01 hora.

  • Dois dias após, com uma escova plástica, escove as laterais e aspire o fundo da piscina para remover as algas mortas. Use a alavanca da válvula seletora na posição Drenar.

Tabelas de sintomas e soluções

Sintoma Causa mais provável Solução recomendada
Água turva esverdeada.
Parede e fundo escorregadio.
Algas trazidas, freqüentemente, pela chuva. ALGICIDA de choque.
Evite usar sulfato de cobre que é muito tóxico e pode manchar a piscina.
Água turva leitosa PH alto Redutor de PH e filtrar por 12 horas.
Água turva com forte cheiro Urina / Cloramina devido a falta de cloro Aumentar a Quantidade do cloro e filtrar por 08 horas
Água turva, cor de Terra Matéria em suspensão Filtrar a piscina por 24 horas. Se não Clarear, decantar
Água opaca sem brilho Partículas minúsculas em suspensão, as quais , a areia do filtro não retém Auxiliar de clarificação
Superfície d’água gordurosa Bronzeador / fuligem Aumentar a Quantidade de cloro, filtre por 8 horas e depois coe com uma peneira envolta em pano
Água faz arder os olhos e endurece os cabelos PH desajustado
(alto ou baixo)
Ajustar o PH entre 7.0 e 7.4
Água cristalizada ou turva com cor
Marrom-avermelhada; Azul-esverdeada;
Preta-cor-terra
Ferro + cloro;
Cobre + cloro;
Manganês + cloro
Ajustar o PH entre 7.0 e 7.4. Aumentar a quantidade de cloro e decantar
Fundo sujo Material decantado Aspirar filtrando e retrolavar a areia
Espuma na água Algicida á base de quaternário de amônia e material orgânico Aumentar a quantidade de cloro
Eliminar o tratamento com quaternário
Infecções (micoses, conjuntivites, pé-de-atleta, etc.) Bactérias / fungos Aumentar a quantidade de cloro e filtrar por 8 horas

Tabela de instalações de uso do equipamento de filtragem

Posição da alavanca Operação Utilização
Drenar Aspiração do fundo Aspirar toda sujeira decantada no fundo
Lavar Lavar a areia do filtro Após o uso do filtro, deixar nesta posição 30 segundos
Pré-filtrar Lavar válvula e tubulação Após lavar o filtro lavar a valvula e tubulação por 30 segundos
Filtrar Aspirar filtrando Aspirar poeira ou sujeira leve decantada no fundo
Recircular Bater a água Misturar de forma homogenea os produtos químicos colocados na água da piscina

O equipamento de filtragem fornecido junto com sua piscina está dimensionado para o volume de m3 da mesma. Este equipamento está projetado para trabalhar com folga, de 08 a 12 horas diariamente, como poderá ser observado no Manual do Fabricante que o acompanha.

Vale dizer que, quanto mais filtrada a água de sua piscina, melhores condições de uso ela terá, consequentemente maior durabilidade terão os equipamentos que a compõe.

A válvula seletora desse filtro é de 06 vias, a mais moderna disponível no mercado e deverá ser utilizado, conforme instruções abaixo:

Instruções básicas de como operar a casa de máquina

         1 – Como retirar o ar do encanamento

1.1 – Posicione a alavanca em Recircular

1.2 – Abra os registros de aspiração, ralo de fundo e retorno

1.3 – Ligue a moto-bomba, verificando a saída de bolhas de ar pelos dispositivos de retorno da piscina,

                     até que o fluxo da água seja continuo

1.4 – Mantenha a piscina cheia

         2 – Lavar e pré-filtro

2.1 – São operações de lavagem da areia do filtro e da válvula seletora de 06 vias

2.2 – Coloque a alavanca na posição Lavar

2.3 – Abra os registros de Aspiração, Ralo de Fundo e Dreno

2.4 – Ligue a moto-bomba por 01 ou 02 minutos em seguida

2.5 – Desligue a moto-bomba e coloque a alavanca na posição pré-filtrar

2.6 – Ligue a moto-bomba por 01 ou 02 minutos

Atenção: Nunca Movimente A Alavanca Da Válvula Seletora Com O Motor Ligado

          3 – Aspirar drenando

3.1 – Posicione a alavanca em Drenar

3.2 – Abra o registro do Aspirador e Dreno, feche o registro de ralo de Fundo e Skimmer

3.3 – Com o conjunto de aspiração já montado encha a mangueira com água, mergulhe o rodo aspirador e conecte a ponteira no dispositivo de aspiração da piscina

3.4 – Ligue o interruptor da moto-bomba e inicie a aspiração da sujeira do fundo com movimentos lentos, afim de que esta não volte a se misturar com a água da piscina

4 – Aspirar filtrando

4.1 – Posicione a alavanca em Filtrar

4.2 – Abra o registro de Aspiração e retorno feche o registro de Ralo de Fundo e Skimmer

4.3 – Com o conjunto de aspiração já montado encha a mangueira com água, mergulhe o rodo aspirador e conecte a ponteira no dispositivo de aspiração da piscina

4.4 – Ligue a chave ligue-desligue da moto- bomba e inicie a aspiração da sujeira, com movimentos lentos, afim de evitar que esta volte a se misturar com a água da piscina. Nesta operação a água é filtrada e retorna para a piscina

5 – Filtrar sem o conjunto de aspiração

5.1 – Idem ao item 2

5.2 – Posicione a alavanca em “FILTRAR”

5.3 – Deixe os registros ralo de fundo, skimmer e retorno abertos

5.4 – Ligue a chave ligue-desligue da Moto-Bomba

5.5 – Deixe filtrando pelo tempo desejado, de acordo com a capacidade de filtragem do filtro

5.6 – Ao terminar desligue a chave ligue-desligue

 6 – Limpar o pré-filtro

 Detritos sólidos (folhas, pedras, etc.) se aspirados permanecerão no cesto do Pré-Filtro

6.1 – Posicione a Alavanca de no fechar

6.2 – Feche todos os registros

6.3 – Após a abertura do PRÉ-FILTRO, remova o cesto e limpe-o convenientemente

6.4 – Recoloque-o na posição original e tampe o PRÉ-FILTRO